Como funciona o compressor de ar de parafuso?

O acionamento desse tipo de compressor se dá pelo movimento de seus rotores; quando se unem o rotor macho e o rotor fêmea, se assemelham a uma rosca, que no giro vão deslocar e comprimir o ar. A operação do compressor de ar parafuso é entendida a partir do fluxo de ar e fluxo de óleo.

Qual a diferença entre compressor de parafuso e pistão?

O compressor de parafuso consome menos energia Maior vazão efetiva: o compressor de pistão comprime em média 70% do ar aspirado, enquanto o compressor de parafuso garante 100% de compressão. Com menor rendimento, o compressor de pistão gera menos ar e consome mais energia.

Quais são as características de um compressor de parafuso?

Os compressores parafuso também são mais silenciosos, têm manutenção mais simples, possuem maior vida útil e não vibram durante a operação. Além de todas essas características, o principal aspecto que faz esses compressores se destacarem é fundamental: são mais eficientes!

Quais são os tipos de compressores de ar?

Os tipos de compressores existentes são: Compressores de Êmbolo – Curso Linear – compressor de êmbolo e compressor de membrana. Compressores Rotativos – multicelular de palhetas, de parafusos helicoidais e compressor tipo roots. Turbo – Compressores – radial e axial.

O que é compressor de ar de parafuso?

Os Compressores de Ar de Parafuso são os mais populares ultimamente. Suas peças primordiais são rotores, macho e fêmea. Tais peças se deslocam na direção um do outro o que comprime o ar. Eles podem funcionar em alta velocidade e combinar alta taxa de fluxo, sendo muito utilizados na indústria e trabalhos mais pesados.

Como funciona o compressor scroll?

Um compressor scroll consta de dois elementos em forma de espiral. Um estacioná e outro que gira e um movimento orbital ao redor do centro do eixo do motor. Os dois espirais são idênticos e estão montados com uma diferença de fase de 180º.

Qual a principal vantagem e desvantagem de um compressor de parafuso?

No compressor a parafuso, há zero vibrações, além disso, o nível de ruído é 80% menor comparado ao pistão. O compressor a parafuso é 60% mais econômico que o compressor de pistão. Veja algumas vantagens do compressor a parafuso: Maior eficiência, ou seja, mais vazão de ar por potência do motor (CV).

Onde é utilizado o compressor de parafuso?

Os compressores de parafuso são amplamente aplicados em sistemas de tratamento de água, assim como em canteiros de obras, por exemplo. Eles apresentam um custo benefício muito interessante diante sua qualidade e eficiência. Além disso, o equipamento é referência quando se trata um consumo de energia mais relevante.

Quais os tipos de compressores alternativos?

Os compressores alternativos são construídos em distintas concepções, destacando-se entre elas os tipos aberto, semi-hermético e hermético (selado). No compressor aberto, o eixo de acionamento atravessa a carcaça, sendo, portanto, acionado por um motor exterior, como ilustrado na (fig. 39a).

Quais são os dois tipos de compressores?

Existem dois tipos básicos de compressores de parafuso rotativos: injetados com óleo e sem óleo. O tipo injetado com óleo é o mais comum, porque tem um preço muito mais baixo do que o sem óleo (que você só deve usar se sua aplicação exigir ar 100% isento de óleo).

Quais as três classificações dos compressores de ar comprimido?

Classificação do Compressor de Ar

  • Compressor de ar de baixa pressão (LPACs), que têm uma pressão de descarga de 150 psi ou menos;
  • Compressor de ar de pressão média que têm uma pressão de descarga de 151 psi a 1000 psi;
  • Compressor de ar de alta pressão (HPACs), que têm uma pressão de descarga acima de 1.000 psi;

Para que serve o compressor de ar?

O compressor de ar é um equipamento que produz energia pneumática, ou seja, a energia obtida do ar comprimido. Isso se dá porque o compressor recebe energia elétrica ou de combustíveis como o diesel para gerar energia mecânica. Essa energia do movimento é utilizada para comprimir o ar, utilizando pressão.