O que o Amazonas mais produz?

Os principais produtos do extrativismo vegetal do estado do Amazonas são: banana, madeira, melancia, guaraná, borracha, castanha-da-amazônia (maior produtor do país), tucumã, cacau, graviola, pupunha, cupuaçu, essências, óleos de copaíba, andiroba, piaçava, coco, açaí e bacuri.

Qual é a maior fonte de renda do estado do Amazonas?

Agropecuário: 3,6%. Indústria: 69,9%. Prestação de serviços: 26,5%. Volume em exportação: 2,1 bilhões de dólares.

Quais indústrias predominam no estado do Amazonas?

A Região Amazônica também é responsável pela produção nacional de castanha do Pará, látex (retirado da seringueira), babaçu, açaí, cupuaçu. Estas são manufaturadas pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e até de combustíveis.

Quais os 4 municípios do estado do Amazonas com os maiores rebanhos bovinos?

Entre os municípios, Lábrea lidera a criação de gado com 219.429 cabeças. Boca do Acre possui o segundo maior rebanho do estado com 202.553 cabeças, em seguida, Apuí (137.231), Manicoré (122.305) e Parintins (62,231); São estes os 5 maiores criadores do estado do Amazonas.

Quais os principais produtos cultivados na Amazônia?

Os resultados preliminares demonstraram que, dos 133 produtos agrícolas com ocorrência na região, os mais comuns são: bovinos, suínos, galináceos, ovos de galinha, equinos, mandioca, leite e caprinos.

Qual a principal atividade praticada pelos povos da Amazônia?

A mandioca tornou-se a base alimentar dos povos primitivos da floresta amazônica porque apresenta várias vantagens em seu plantio e colheita.

Qual é a principal atividade econômica de Manaus?

As principais atividades primárias de Manaus estão ligadas ao extrativismo, como a coleta e beneficiamento de castanhas e açaí. A atividade pesqueira também é muito forte no município, assim como a agricultura de subsistência.

Quais são as principais fontes de riqueza da cidade de Manaus?

Mineração: Atividade desenvolvida sobretudo a partir da década de 1970, pelo projeto Radam-Brasil, quando se descobriu a maior concentração de minérios na Amazônia. Outras atividades importantes no estado são: agricultura, pecuária, turismo e a indústria. Fontes: Geografia do Amazonas.

Quantas indústrias tem em Manaus?

O Polo Industrial de Manaus é administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e abriga na atualidade cerca de 600 indústrias, especialmente concentradas nos setores de televisão, informática e motocicletas.

Quais as características da pecuária amazonense?

A pecuária mais produtiva dessa região tende a se localizar onde há boa distribuição de chuvas – ou seja, acima de 1.600 mm/ano e abaixo de 2.200 mm/ano em uma região que corresponde a cerca de 40% da Amazônia. Outra justificativa para essa alta produtividade, segundo pecuaristas, é a ausência de geadas.

O que os povos da Amazônia cultivavam?

Para chegar a essa conclusão, os cientistas coletaram amostras de pólen, de vegetais e de carvão de um sítio arqueológico na porção leste da Amazônia. Lá, foi possível verificar que as civilizações cultivavam batata doce, abóbora e mandioca.

Qual era a principal atividade econômica da Amazônia colonial?

Terceiro, a dinâmica da economia teve por base principal o extrativismo de coleta e as regras derivadas de diferentes soluções institucionais para o uso da capacidade de trabalho dos índios aldeados, de modo que o extrativismo se estabeleceu como o fundamento principal (de fato e de direito) dessa economia colonial.

Quais são os estados que fazem parte do rio Amazonas?

O rio Amazonas percorre territórios do Peru, Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana e Venezuela. No Brasil o rio se estende por 3.843.402 km² e banha os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso.

Quais são os principais afluentes do rio Amazonas?

Principais afluentes do Rio Amazonas na margem direita: Javari, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu etc. Principais afluentes do Rio Amazonas na margem esquerda: Iça, Japurá, Negro, Trombetas, Jari etc. Veja também: Bacia Amazônica.

Quais são as condições de navegabilidade do rio Amazonas?

O leve desnível proporciona excelentes condições de navegabilidade, desde sua foz até a cidade de Manaus. O rio Amazonas possui aproximadamente 1.100 afluentes que formam a maior bacia hidrográfica do mundo, com extensão de 7.008.370 km². O rio Amazonas percorre territórios do Peru, Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana e Venezuela.

Qual é a largura do rio Amazonas?

Assim, o Rio Amazonas atravessa os estados do Amazonas e do Pará até chegar a sua foz, com 300 km de largura no grande Delta do Amazonas, entre os estados do Amapá e do Pará.